30 de setembro de 2024
Financiamento

Por que e como utilizar o saldo do FGTS no financiamento imobiliário?

Tempo de leitura: 3 minutos

 

O saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser uma ajuda e tanto na hora de você financiar um apartamento pela Caixa. O programa Minha Casa Minha Vida garante diversas facilidades para quem quer financiar um apartamento sem comprometer o orçamento da família. Neste texto, vamos mostrar as vantagens de usar o saldo do FGTS na compra do imóvel e o passo a passo para fazê-lo. Veja a seguir!

 

 

Por que usar o FGTS ao financiar um apartamento?

Facilidade na aprovação do seu crédito:  ter um valor disponível no FGTS pode ser um ótimo benefício na hora de financiar um apartamento. O saldo do FGTS pode contribuir para a aprovação do crédito, já que é uma demonstração de capacidade financeira e compromisso com a aquisição do imóvel.

Taxas de juros reduzidas: usar o saldo do FGTS pode garantir taxas de juros mais baixas, especialmente quando se trata de imóveis adquiridos pelo programa Minha Casa Minha Vida, que já oferece condições facilitadoras.

Saldo do FGTS somado ao valor da entrada: você pode utilizar a quantia para acrescentar ao valor dado na entrada do financiamento, o que reduzirá o total a ser financiado e também as parcelas mensais.

Amortização de parcelas: o seu saldo do FGTS também pode  diminuir o saldo devedor ao financiar um apartamento. Essa ação também ajuda a reduzir o valor a ser pago mensalmente.

Quitação do saldo devedor: com o saldo do FGTS você poderá quitar o saldo devedor do financiamento a qualquer momento. Caso opte por essa opção, verifique se as regras do programa permitem essa ação.

Se você quer financiar um apartamento pela Caixa pelo programa Minha Casa Minha Vida, vale a pena conferir no site da instituição financeira todos os detalhes sobre o uso do saldo do FGTS no financiamento imobiliário!

 

Passo a passo para utilizar o saldo do FGTS ao financiar um apartamento

  1. Verifique os requisitos do programa Minha Casa Minha Vida
  • Ter pelo menos 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS no total, mesmo que não consecutivos.
  • Não ser proprietário de outro imóvel residencial.
  • Não ter financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
  • O imóvel deve ser residencial urbano e estar localizado na mesma cidade onde o comprador reside ou trabalha.
  1. Consulte o seu saldo do FGTS

A consulta pode ser feita através do site da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo FGTS, disponível na Google Play e na App Store, ou em uma agência da Caixa.

  1. Solicite o uso do saldo do FGTS

Na negociação do financiamento do imóvel, entre em contato com a Caixa para informar que você deseja utilizar o saldo do FGTS para a compra. O banco irá te passar a lista da documentação necessária e os procedimentos a serem seguidos.

 

Temas relacionados

*Consulte um corretor Vibra Residencial para saber quais unidades dos empreendimentos possuem ITBI, Registro e/ou piso laminado nos dormitórios grátis”​

Copyright Vibra Residencial 2024 - Todos Direitos Reservados

Pular para o conteúdo