Morando em São Paulo
7 Dicas para pais e mães de primeira viagem
Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos e 26 segundos.
Ter o primeiro filho é uma grande aventura: planejada ou não, sempre renderá lindas histórias e grandes aprendizados.
É super natural que os pais de primeira viagem tenham dúvidas e questionamentos. Por isso, esperamos que este texto ajude as novas famílias a se organizarem nesta nova etapa da vida, além de se planejar para o futuro. Boa leitura!
(foto ilustrativa)
Imagem: Freepik
Planeje as compras
Com a chegada de um bebê, é muito comum ficarmos entusiasmados para montar o quarto, comprar o enxoval, brinquedos, roupinhas… Mas é preciso se planejar para tudo isso, para que não haja gastos excessivos ao mesmo tempo.
Por isso, faça uma lista do que é prioridade para o bebê recém-nascido até os seus 6 meses de idade. Assim você pode ir comprando aos poucos todos os itens até o último trimestre da gravidez – prazo indicado caso o bebê chegue antes do esperado!
Prepare a casa para a chegada do bebê
Uma das partes mais divertidas é a de decorar o quarto do bebê. E, aqui no Blog Vibra, já demos várias dicas de decoração para quartos infantis. Vale a leitura!
Com isso, também é preciso adotar algumas medidas de segurança para que seu filho possa brincar à vontade em casa. Confira 4 dicas de segurança para crianças no apartamento.
Organize as visitas ao recém-nascido
Quem não ama mimar um bebê? Pode ter certeza que sua família e amigos estarão presentes na vida do seu filho ou filha. Mas é importante deixar combinado quando as primeiras visitas serão feitas considerando que o casal estará se adaptando à nova rotina, a mãe estará se recuperando do parto e o bebê precisa de muito cuidado e atenção.
Informação é tudo
Leia, converse com outras mães e pais e tire todas as suas dúvidas com seu médico, enfermeiros e doulas. Assim, quando surgir alguma questão na prática, você saberá como agir!
Geralmente as maiores dúvidas são sobre a amamentação, um gesto lindo que conecta a mãe e o bebê, mas que para algumas pessoas pode ser difícil e frustrante.
O choro é a comunicação do bebê
Mas fique tranquilo que você não está fazendo nada de errado: é apenas a maneira que ele tem de te falar que está com fome, sono, cólica ou algum desconforto. Com o tempo você saberá o que ele está “dizendo” só de ouvir seu choro.
Entenda que tudo é aprendizado
Ninguém nasce sabendo como cuidar e criar um filho. Então, fique tranquilo(a): ser pai e mãe é uma jornada de aprendizado. Por isso, não fique chateado com palpites sobre sua maneira de cuidar, ouça com paciência quem é experiente e não dê ouvidos às críticas. Outra coisa importante é não comparar o crescimento do seu filho com outros, pois até os bebês são diferentes e se desenvolvem em ritmos distintos.
Viver em família será sempre assim: aprender sobre a necessidade do seu filho com muito diálogo e amor.
Planeje o futuro
Quando temos um filho, é inevitável pensar no futuro dele e da nossa família. E o que há de mais concreto para vivermos os nossos melhores momentos do que um imóvel próprio, não é mesmo?!
E para recém-casados ou casais que desejam começar sua família, a nossa dica é investir em um imóvel na planta, para que você compre por um valor mais acessível e possa se planejar com as parcelas.
Aproveite para conhecer a Vibra Residencial: uma construtora especialista em realizar o sonho do primeiro apê próprio! Temos empreendimentos em todas as regiões de São Paulo e todos com lazer completo, localização privilegiada e com preços e condições que cabem no seu bolso. Além, é claro, da qualidade construtiva garantida! Compre o seu apartamento na planta pelo projeto habitacional do governo, o Minha Casa Minha Vida, e com condições exclusivas.